Mais da metade das empresas utilizam novas métricas de Marketing​

Estudo conclui que que 71% das empresas já possuem especialistas em análise de dados, sendo a área de vendas considerada a mais importante

As ações de marketing precisam ser cada vez mais eficazes, e as empresas possuem métricas relevantes para se adaptar às constantes mudanças no negócio. O setor de Consumer Engagement da LLYC, relatório global “New Metrics: The Road to Marketing Effectiveness”, produzido após um estudo com mais de 100 CMOs de empresas no Brasil e além, revelou que um importante desafio enfrentado pela gestão está relacionado. Atua na Europa e nas Américas.

De acordo com o relatório, “a agência precisa ter melhores métricas integradas que em breve estarão disponíveis no final da campanha.” Os gerentes de marketing entrevistados disseram que além dos desafios atuais, os próximos desafios a serem superados é a maior integração dos dados entre os domínios organizacionais. Apenas metade dos CMOs pesquisados sentiu que um bom nível de informação foi compartilhado internamente.

Uma das conclusões é que os dados se tornaram mais importantes do que nunca, mas também aumentam os desafios do setor na tomada de decisões que permitem às empresas prever os consumidores. Esses desafios estão forçando as marcas a acelerar a inovação em seus sistemas de medição para aumentar a eficiência. Sessenta por cento dos executivos de marketing pesquisados disseram que adotaram uma nova abordagem no ano passado e quase três quartos disseram que já tinham analistas de big data em suas equipes. Vendas (83%) é a área mais relevante dos sistemas de medição.

Para Isabelle Leal, Gerente de Engajamento do Consumidor da LLYC Brasil, “Temos que entender os desafios que as marcas enfrentam, e a medição é definitivamente um deles. Fizemos essa pesquisa para entender as mudanças que estão acontecendo dentro da empresa para melhorar nossas recomendações e eficiência de marketing programas”.

Mais especialização para alavancar dados

Segundo o estudo, big data é a tecnologia com maior impacto na medição. 86% dos CMOs o consideram básico, seguido pelo AI, com 85% respondendo sim. Por esse motivo, anúncios em busca de profissionais dedicados à busca por essas ferramentas estão se tornando cada vez mais comuns.

Quase 90% dos CMOs pesquisados disseram que escolheram essa ferramenta como seu principal mecanismo. A pesquisa de saúde da marca (68%) e a análise conversacional no ambiente digital (72%) foram posicionadas como elementos adicionais, confirmando a importância de uma abordagem de definição em tempo real. Outra conclusão do relatório é que, na corrida pela obtenção de dados, a mídia tradicional está atrasada em relação às informações instantâneas fornecidas pelos canais digitais.

Indicadores futuros

Diante do ambiente dinâmico em constante evolução dos consumidores, as empresas devem ajustar suas métricas em um ritmo mais rápido para entender melhor seus mercados e clientes. O relatório elaborado pela LLYC identificou seis pontos-chave a serem considerados nos próximos anos:

• Interpretar os dados de uma perspectiva mais humana: Isso nos ajudará a entender o que e onde estão os consumidores.

• Encontre um equilíbrio entre métricas táticas focadas no curto prazo e métricas estratégicas projetadas para construir para o futuro.

• Automação e produtividade/expectativas são as áreas que terão maior impacto nas métricas futuras.

• Há necessidade de migrar para modelos de atribuição que permitam foco segmentado e em tempo real.

• Não há dúvida de que a tecnologia será a alavanca que continuará revolucionando a dinâmica de medição de marcas.

1 thought on “Mais da metade das empresas utilizam novas métricas de Marketing​”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *